O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) foi autorizado a realizar um novo concurso público com oportunidades para escriturário, já que a última seleção para a carreira expirou em 8 de abril deste ano.

De acordo com o setor de recursos humanos do banco, a comissão de concurso definirá em breve o número de vagas e a lotação dos postos. Estima-se que o edital seja publicado em breve, ou seja, até o início de 2015.

A colocação de escriturário requer que o candidato possua certificado de ensino médio, desde que emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O certame pode apresentar chances para as cidades gaúchas de Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Novo Hamburgo, Santo Ângelo, Caxias do Sul e Pelotas, além dos municípios de Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Atribuições do cargo

O escriturário tem os seguintes deveres: operar equipamentos de caixa, quando na função, microcomputadores e outros equipamentos; organizar e arquivar documentos diários e periódicos; elaborar correspondências; atualizar registros; atender e orientar o público em geral; divulgar e vender produtos e serviços do banco, levar a efeito a prestação de serviços bancários com a qualidade requerida pelo banco.

Seleção anterior

Em novembro de 2009, o Banrisul lançou um edital com 500 chances para a função de escriturário, cujo salário oferecido durante os 90 dias de experiência foi de R$ 980,08. Na época, a Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH) foi escolhida para organizar o processo seletivo.

Além das remunerações, o banco apresenta para os seus funcionários os seguintes benefícios: gratificação semestral, tíquetes-refeição, vale-alimentação, participação nos lucros e resultados, plano de saúde médico e odontológico, através da Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande do Sul e plano de previdência privada, através da Fundação Banrisul de Seguridade Social.

Todos os candidatos passaram por avaliações objetivas compostas de 80 perguntas, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática financeira, 20 de conhecimentos bancários e de mercado e 20 de informática.

A maior parte das oportunidades foi distribuída no Estado do Rio Grande do Sul, entre os municípios de Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Novo Hamburgo, Santo Ângelo, Caxias do Sul e Pelotas; entretanto, havia ofertas ainda para Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Programa anterior

Confira as o conteúdo programático do processo seletivo de 2009:

Língua portuguesa: Ortografia (ortografia oficial; acentuação: relação entre fonemas e letras); morfologia (estrutura e formação de palavras; classes de palavras e seu emprego; flexão nominal e verbal); sintaxe (processos de coordenação e subordinação; equivalência e transformação de estruturas; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; uso do acento indicador da crase; uso dos sinais de pontuação); leitura, compreensão e interpretação de texto (compreensão global do texto; estruturação do texto: recursos de coesão; significação contextual de palavras e expressões; informações literais e inferências possíveis).

Matemática financeira: Operações comerciais (porcentagem, taxas de acréscimo, descontos, taxa de lucro ou margem sobre o preço de custo e sobre o preço de venda); conceitos básicos (juros, principal, montante, taxas de juros, fluxo de caixa, contagem de dias, anos comercial e civil, regra do banqueiro); juros simples (cálculo dos juros, do principal, da taxa, do prazo e do montante); juros compostos (cálculo dos juros, do principal, da taxa, do prazo e do montante; convenções linear e exponencial para períodos não inteiros; utilização de tabelas para cálculos); taxas (nominal e efetiva; proporcionais entre si; equivalentes entre si em juros simples e em juros compostos; taxa over; utilização de tabelas para cálculos); desconto bancário simples (taxa de desconto, cálculo do valor do desconto e cálculo do valor descontado; taxa efetiva ou implícita em juros compostos da operação de desconto bancário simples; utilização de tabelas para cálculos).

Conhecimentos bancários e de mercado:
Cenários econômicos (sistema financeiro nacional – estrutura e funções); autoridades monetárias – estrutura e funções; mercado financeiro; mercado bancário; mercado de capitais (estrutura e funcionamento); marketing de relacionamento e as instituições; falhas e recuperação de serviços; fatores de satisfação; governança corporativa; estratégias de segmentação; propaganda bancária; diferenciação para os clientes private; influência do investimento em marketing nas vendas e rentabilidade dos bancos.

Informática: Conceitos básicos de informática (noções sobre hardware e software); arquitetura e organização de computadores; sistema Windows XP SP2; Excel 2007; Word 2007; Internet; BrOffice 3.1.

Vai ter excursão de Alegrete, para maiores informações ligue: (55) 9964-6930 – Rafael Pedroso

Sem comentarios

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

Deixe uma resposta

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>